Curso de Conhecimentos Pedagógicos: http://questoesconcursopedagogia.com.br/conhecimentospedag/
Estudo Para Concurso Professor
Tema: Avaliação (Parte 2)
Objetivo: Dominar assuntos relacionados a Avaliação para responder questões de concurso com êxito.
Tempo de estudo: 20 a 30 min
Avaliação Somativa
O que é?
- É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.).
- Atém-se à determinação do grau de domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos propondo-se a realizar um balanço somatório de uma ou várias sequências de um trabalho de formação.
- É também chamada de avaliação das aprendizagens.
Quais são seus objetivos?
- A avaliação somativa está preocupada com os resultados das aprendizagens.
- Ela pretende, assim, fazer um balanço somatório de uma ou várias sequências do trabalho de formação.
- Essa modalidade avaliativa sintetiza as aprendizagens dos alunos tendo por base critérios gerais.
Quais são as suas características?
- Sua principal característica é a capacidade de além de informar, situar e classificar o avaliado, tendo a perspectiva de conclusão em evidência, pois acontece no final de um processo educacional.
Para que servem os seus resultados?
- A avaliação somativa fornece informações sintetizadas que se destinam ao registro e à publicação do que parece ter sido assimilado pelos alunos. Ou seja, seus resultados servem para verificar, classificar, situar, informar e certificar.
Simulado Avaliação Somativa
1.No currículo tradicional, a avaliação mais valorizada é a:
a) comportamental.
b) somativa.
c) progressiva.
d) diagnóstica.
e) processual.
2. A avaliação somativa tem caráter seletivo, competitivo, autoritário e classificatório
Certo ( ) Errado ( )
3. Quando o professor associa sua prática de avaliativa ao desenvolvimento do estudante, é CORRETO afirmar que avaliação tem a função, predominantemente.
a) Somativa
b) Quantitativa
c) Formativa
d) Diagnóstica
e) Nenhuma opção correta.
4.É um tipo de avaliação que tem por função básica a classificação dos alunos, sendo realizada no final de um curso ou unidade de ensino, classificando os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
O texto acima descreve uma:
a) Avaliação formativa.
b) Avaliação Somativa.
c) Avaliação diagnostica.
d) Avaliação personalizada.
5.Conforme as Indagações sobre o Currículo Caderno V, quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação formativa e quando ocorre ao final do processo, com a finalidade de apreciar o resultado deste, recebe o nome de:
a) avaliação formativa.
b) avaliação classificatória.
c) avaliação somativa.
d) avaliação diagnóstica.
6.A avaliação somativa, focada nos resultados de um programa educacional, não contempla os recursos utilizados para alcançá-los.
Certo ( ) Errado ( )
7.A avaliação da escola é chamada de avaliação:
a) Formativa, cujo foco são os percursos de aprendizagens.
b) Somativa, cujo resultado refere-se aos indicadores obtidos.
c) Diagnóstica, cujo propósito é verificar os conhecimentos prévios.
d) Institucional, cujo apoio é o projeto político-pedagógico da escola.
e) Mediadora, cuja intenção é mediar os processos.
8. Numa turma do 3º ano do ensino fundamental, a professora acompanha a aprendizagem dos alunos, notificando o que eles já sabem e do que precisam aprender naquele nível de ensino para melhor intervir e favorecer a aprendizagem dos seus alunos. Dessa forma, ela está realizando intervenções pedagógicas com vistas a realizar o processo de avaliação na perspectiva
a) somativa e reguladora.
b) diagnóstica e somativa
c) reguladora e somativa.
d) diagnóstica e formativa.
e) formativa e seletiva.
9. Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue o item subsequente.
Os resultados da avaliação somativa configuram importantes instrumentos de avaliação da instituição educacional, visto que podem nortear decisões de política educacional, de formação docente e de inovações metodológicas, que contribuam para melhorar a qualidade do ensino.
Certo ( ) Errado ( )
10.No modelo de avaliação somativa, não se adota o procedimento de premiação ou punição; ao contrário, enfatiza-se o respeito aos ritmos diferentes de cada aluno no processo de aprendizagem.
Certo ( ) Errado ( )
1.B
2.C
3.C
4.B
5.C
6.C
7.D
8.D
9.C
10.E
Nenhum comentário:
Postar um comentário