Material Para
Concurso
Assunto: Resumo sobre Currículo
1- CONCEITO
Durante muito tempo o termo currículo esteve atrelado à lista de conteúdos que deveriam ser ensinados pela escola. No entanto, o currículo é mais do que isso. Percebe-se que o currículo é muito mais que uma relação de disciplinas. Antes, é tudo aquilo que é valorizado, trabalhado na prática pedagógica.
Etimologicamente, currículo origina-se da palavra scurrere que significa percurso a ser realizado, pista de corrida.
O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino e aprendizagem.
Libâneo (2007, p. 362) entende que o “currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projeto pedagógico(...) compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade para a formação dos alunos; é tudo o que espera ser aprendido e ensinado na escola. (grifo nosso)”
“O currículo é um desdobramento necessário do projeto pedagógico, materializando intenções e orientações previstas no projeto em objetivos e conteúdos.” (Libâneo, 2003, p.141)
Tomaz Tadeu da Silva (2003) entende que “O currículo é lugar, espaço, território. (...) é relação de poder. (...) é trajetória, viagem, percurso. (...) é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade. (...) é texto, discurso, documento. (...) é documento de identidade.”
Para Gimeno Sacristán (1999) o currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior à escola e à educação; entre o conhecimento e cultura herdados e a aprendizagem dos alunos; entre a teoria (ideias, suposições e aspirações) e a prática possível, dadas determinadas condições.
De acordo com o artigo 26, da LDB, os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
2- MANIFESTAÇÕES DO CURRÍCULO
Currículo formal
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Currículo real
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Currículo oculto
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É o currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituições de ensino.
Também chamado de currículo, estabelecido ou prescrito.
Ex. PCN, Diretrizes curriculares.
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É aquele efetivamente trabalhado em sala de aula, em decorrência do planejamento.
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É aquele trabalhado implicitamente. “É constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes”. (Silva, 2003)
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3- TIPOS DE CURRÍCULO
Currículo fechado
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Currículo aberto
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Tem-se o currículo por disciplinas isoladas, grade curricular.
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Preocupa-se com a integração entre as disciplinas, têm mais flexibilidade na definição de objetivos e competências, os conteúdos podem ser organizados em áreas e temas geradores. A elaboração e o desenvolvimento curricular contam com a participação dos professores, respeitando a autonomia.
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4- TEORIAS SOBRE O CURRÍCULO
Teorias Tradicionais
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Teorias Críticas
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Teorias Pós-críticas
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Aceitação, ajuste e adaptação, ensino, aprendizagem, avaliação,
metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.
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Ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação, libertação, currículo oculto, resistência.
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identidade, alteridade,
diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia,
sexualidade, multiculturalismo.
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Teoria Tradicional
Autores: Bobbit, Talor,
Dewey
Bobbit: escreveu em
1918 a obra “The curriculun”, queria tranferir para a educação o modelo de Taylor. A educação deveria se tornar científica, o currículo era clássico-humanista. O sistema educacional deveria especificar os resultados e os métodos de forma precisa.
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Teoria Crítica
Autores: Althusser, Bourdieu e Passeron, Freire, Michael Apple, Henri Giroux, Basil Bernstein, Bowles e Gintis.
Althusser: AIE disseminam a ideologia (constituída pelas crenças), papel dos conteúdos na transmissão da ideologia capitalista.
Bourdieu e Passeron: cultura dominante, dupla violência. Michael Apple – ideologia, poder e hegemonia. O currículo não é neutro.
Henry Giroux – as pessoas participam da cena educacional e podem modificá-la. O currículo devem permitir aos estudantes a discussão, a participação e o questionamento. Os professores são intelectuais transformadores. As teorias tradicionais sobre o currículo, assim como o próprio currículo, contribuem para a reprodução das desigualdades e das injustiças sociais.
Paulo Freire - Educação problematizadora.
Berstein – Distingue dois tipos de currículo: o tipo coleção – as disciplinas são isoladas, separadas e o tipo integrado – há um menor grau de separação entre as disciplinas. Quanto maior o isolamento, maior a classificação. A classificação é uma expressão de poder. Bowles e Gintis: O currículo oculto ensina o conformismo, a obediência e o individualismo. São fontes do currículo oculto: relações sociais da escola, organização do espaço, do tempo. Tornar-se consciente do currículo oculto significa desarmá-lo.
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Teoria Pós-crítica
Autor: Miguel Arroyo
Entende que os sujeitos da ação educativa: os educandos e os educadores devem realizar um trabalho coletivo no sentido de construção de parâmetros de sua ação profissional. Os educandos são situados como sujeitos de direito ao conhecimento. Arroyo enfatiza a necessidade de se mapearem imagens e concepções dos alunos, para subsidiar o debate sobre os currículos.
É necessário desconstruir visões mercantilizadas de currículo, do conhecimento e dos sujeitos do processo educativo. O autor critica o aprendizado desenvolvido por competências e habilidades como balizadores da catalogação de alunos desejados e aponta o direito à educação, entendido como o direito à formação e ao desenvolvimento humano pleno.
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5- CONCEPÇÕES DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
1-Currículo tradicional
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2-Currículo racionaltecnológico (Tecnicista)
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3-Currículo progressivista (Escola Nova)
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4- Currículo
construtivista
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5- Currículo
sócio-crítico (históricosocial)
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6-Currículo integrad ou globalizado
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Disciplinas compartimentalizadas, ensino transmissivo
o professor, o currículo é reduzido a um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem “passados” aos alunos,
organizados numa “grade curricular”.
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O currículo é proposto para a transmissão de conteúdos e desenvolvimento de
habilidades para o serviço do sistema de produção. Atualmente uma derivação dessa concepção é o currículo por competências.
A crítica que se faz a esse currículo é a sua definição muito estreita de competência,
restrita ao saber-fazer.
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Ideia de Currículo centrado no aluno e no provimento de experiências de aprendizagem como forma de ligar a escola com a vida e adaptar os alunos ao meio. Os conteúdos são subordinados às necessidades e interesses dos alunos no seu processo de adaptação ao meio. (John
Dewey)
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Está relacionado às influências de Piaget e seus seguidores.
Conceito chave: crença no papel ativo do sujeito no processo de aprendizagem
ativa. O currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de
desenvolviment o intelectual dos alunos e
organizar situações que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais. Sóciointeracionista.
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Dão ênfase às questões políticas e pedagógicas no processo de formação. O ensino tem como princípio a compreensão da realidade para transformá-la,
Visando a construção de novas relações sociais. Entende-se que sem os conceitos, a teoria e os conteúdos culturais sistematizados, dificilmente os alunos estarão aptos a analisar a realidade e
formular estratégias de atuação.
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Destaca-se a globalização das
aprendizagens e
interdisciplinaridade. Está associado às características da estrutura cognitiva e afetiva dos alunos, de forma a construir e integrar os conhecimentos.
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