Material Para Concurso PROFESSOR. Assunto: Resumo Referencial Curricular Nacional - RCN




Material Para
Concurso

Assunto: Resumo Referencial Curricular Nacional - RCN


OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São objetivos específicos da Educação Infantil de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
“A prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
  • Desenvolver uma imagem positiva para si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança nas suas capacidades e percepção; 
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; 
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; 
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e ponto de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; 
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; 
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; 
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; 
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.” 
  • Concluímos também que é parte da Educação Infantil, assim como todo tipo de educação, garantir ensino de qualidade para todos, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde as diferenças sejam respeitadas e consideradas.
DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • De acordo com as características da Educação Infantil, os conteúdos foram organizados de acordo com o R.C.N., a partir de âmbitos e eixos de trabalho.
  • Os âmbitos compreendem campos que nos dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo, permitindo a organização da prática pedagógica.
  • O âmbito formação pessoal e social refere-se à construção do sujeito em relação ao desenvolvimento de capacidade de natureza global e afetiva das crianças, bem como a interação com outras crianças e convíviRo social.
  • O âmbito conhecimento do mundo refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetivos de conhecimento.
OS EIXOS DE TRABALHO SÃO:
  • Movimento, música, natureza e sociedade, matemática, linguagem oral e escrita, artes visuais, identidade  e autonomia.
  • De acordo com o RCN o trabalho com a música deve respeitar nível de percepção e desenvolvimento das crianças em cada fase bem como as diferenças socioculturais.
ARTES VISUAIS
  • As Artes visuais são linguagens que estão presentes no cotidiano da vida infantil.
  • Em muitas propostas, as práticas de artes visuais são entendidas como meros passatempos, destituídas de significados. No entanto, ao rabiscar, desenhar, colar, pintar, etc., a criança pode utilizar-se de artes visuais para expressar, comunicar e atribuir sentido às sensações, sentimentos, pensamentos e realidade.
  • As atividades em artes visuais indicam às crianças possibilidades de transformação, reutilização, construção e criação.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
  • A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
  • A linguagem contribui para a formação do sujeito na sua interação com o outro, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
  • Aprender uma língua é entender, interpretar e representar os significados das palavras de acordo com o meio sociocultural. Conforme o RCN, a Educação Infantil, portanto, deve promover experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar as capacidades de comunicação e expressão associadas às quatro competências linguísticas básicas: escutar, falar, ler e escrever.
  • Pesquisas realizadas nas últimas décadas, baseadas na análise de produção das crianças e das práticas correntes, têm apontado novas direções no que se refere ao ensino e à aprendizagem oral e escrita. Ao se considerarem as crianças como cidadãos ativos na construção do conhecimento e não receptores passivos de reproduções, há uma transformação substancial na forma de compreender como elas aprendem a falar, a ler e a escrever.
  • Para aprendizagem da leitura e escrita, a criança precisa compreender não só de que forma ela é representada graficamente, mas o que ela representa lingüisticamente. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, à memorização e ao treino de um conjunto de habilidades sociomotoras. É antes, um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética, em português, representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas. 
NATUREZA E SOCIEDADE
  • De acordo com o RCN, neste eixo de trabalho ocorre a interação da criança com o meio natural e social, respeitando as diferenças, especificidades, abordagens e enfoques do campo da ciência humana e natural.
  • O trabalho com este eixo deve propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural, para que as crianças possam estabelecer progressivamente a diferenciação que existe entre as explicações do senso comum e do conhecimento científico.
 MATEMÁTICA
  • De acordo com o RCN, o ensino de matemática na Educação Infantil vem sendo sustentado pela idéia de que as crianças aprendem matemática através da repetição, memorização e de uma seqüência linear dos conteúdos. O conhecimento prévio do aluno, isto é, proveniente de sua experiência pessoal é desconsiderado.
  • Os recentes estudos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança permitem constatar que, desde o nascimento, as crianças estão inseridas num universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante.
  • Os conhecimentos matemáticos (contagem, relações de quantidade, relações espaciais, propriedades geométricas etc.), são construídos pelas crianças através de interação com o meio e com outras pessoas. Para que haja esta interação e para que o conhecimento matemático se efetive, é necessário que em toda situação apresentada para a criança o professor teça comentário, formule perguntas, provoque desafios e incentive a verbalização e a representação escrita da criança. Tudo isso irá permitir à criança fazer descobertas, expor e argumentar idéias próprias, fazer relações, organizar o pensamento, situar-se, localizar-se espacialmente, formular e comunicar procedimentos de resoluções de problemas.
  • Em relação à aprendizagem da matemática, dois aspectos nos chamam a atenção: as atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) e a resolução de problemas.
  • A idéia de que o conhecimento matemático se adquire através de atividades lúdicas é, até certo ponto, correto. Porém, isso só ocorre quando há uma intenção educativa que proporcione à criança algum tipo de conhecimento matemático. Para tanto é necessário que haja um planejamento do professor para que os objetivos pré-determinados sejam alcançados.
  • Quanto à resolução de problemas na Educação Infantil, as situações devem ser planejadas, contextualizadas, para que possibilitem o uso dos conhecimentos prévios da criança, de estratégias, de diferentes formas de representação e comunicação que justifiquem a busca e a produção de novos conhecimentos.
IDENTIDADE E AUTONOMIA
  • O eixo identidade e autonomia está relacionado aos processos de socialização da criança. As instituições de Educação Infantil devem oferecer um ambiente favorável para que se desenvolva este eixo, pois a criança terá a oportunidade de se relacionar com outras crianças de diferentes origens socioculturais, religiões, etnias, costumes e valores. 
  • A identidade da criança é construída gradativamente, através das interações sociais que a criança vai desenvolvendo.
  • No início, a família é considerada a matriz da socialização, pois é o primeiro círculo de relações da criança. Neste espaço, ela verá que possui um nome e características físicas próprias e que estes aspectos a difere das outras pessoas.
  • A partir desta observação, a criança vai conhecendo a si e aos outros. “A maneira como cada um vê a si próprio depende também do modo como é visto pelos outros. O modo como os traços particulares de cada criança são recebidos pelo professor e pelo grupo em que se insere tem um grande impacto na formação de sua personalidade, de sua auto-estima, já que sua identidade está em construção”.
  • A autonomia é entendida como a capacidade que se tem para tomar decisões, levando em conta os valores, as regras e a aceitação do outro.
  • Segundo o RCN, “conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos, dentro de suas possibilidades e interferir no meio em que vive”.
MOVIMENTO
  • De acordo com o RCN, o movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.
  • As crianças, desde que nascem, movimentam-se, apropriam-se do controle e da interação do seu próprio corpo com o mundo. Ao movimentar-se, elas expressam sentimentos, emoções e pensamentos, utilizando-se de gestos e posturas corporais.
  • Portanto, quanto mais rico e desafiador for este ambiente, mais ele lhes possibilitará a ampliação de conhecimento a cerca de si mesmo, dos outros e do meio em que vivem.
MÚSICA
  • A música é uma linguagem que traduz em formas sonoras, a capacidade de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da organização e relacionamento expressivo entre som e silêncio. O gesto e o movimento corporal estão intimamente ligados ao trabalho musical.
  • De acordo com o RCN, o trabalho com a música deve respeitar o nível de percepção e desenvolvimento das crianças em casa fase, bem como as diferenças socioculturais.
  • I - Educação Infantil
  • A LDB estabelece na seção II, referente à Educação Infantil, no art. 31, que: “...a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
  • Implantadas na lei e nas concepções teóricas da educação progressista, acreditamos que durante a Educação Infantil cabe à escola e ao professor observar e registrar os processos de aprendizagem dos alunos, com objetivo de avaliar para acompanhar e apoiar seu desenvolvimento, sem utilizar a avaliação como instrumento punitivo e coercitivo ou ainda para impedir sua promoção.
  • A avaliação deve ser entendida como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas a readequar sua prática às necessidades colocadas pelos alunos, conforme aponta o RCN.
  • A avaliação tem ainda, o caráter de acompanhar as conquistas e dificuldades do aluno ao longo de seu processo de aprendizagem. Dessa forma, o professor deve compartilhar com as crianças as suas observações, sinalizando seus avanços e possibilidades de superação das dificuldades, utilizando para isso o diálogo.
  • O professor poderá utilizar a avaliação como um instrumento para estabelecer suas propriedades na prática educativa e também para definir o quê, como e quando avaliar, de acordo com os princípios e objetivos educacionais.
  • O desenvolvimento da capacidade das crianças e as observações das experiências cotidianas da sala de aula serão registradas através de um relatório individual. Tal relatório deverá ser contextualizado, apresentando os níveis de desenvolvimento bem como as dificuldades e as conquistas de todas as capacidades.
  • Este relatório, que servirá para instrumentalizar o professor, deverá ser compartilhado além das crianças, também com as famílias, pois os pais têm o direito de acompanhar o processo de aprendizagem de seus filhos, compreendendo assim, os objetivos e ações desenvolvidas pelo professor e pela escola.


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